5 motivos pelos quais você precisa investir na experiência do seu cliente

Chega a ser um tanto quanto óbvio falar que se o seu cliente é bem atendido e sai satisfeito, as chances dele voltar e trazer novos clientes é muito grande. No mercado de hoje onde a concorrência é acirrada e a imposição de preços predomina, este assunto é mais do que relevante. Porém, você já parou para pensar o que mais você tem a ganhar quando seu cliente tem uma experiência de compras que surpreende ele?

01) Você cria diferencial competitivo

Quando você entra na compete apenas com preço, produto, localização ou custo – benefício, você acaba sendo apenas mais um no mercado e alvo fácil de empresas maiores que conseguem condições melhores aos seus clientes. Além disso, o cliente usará os padrões que já está acostumado para tomar a decisão dele. Quando você coloca outro fator na mesa – o fator “experiência”, você fornece ao cliente outro peso para colocar na balança e tomar sua decisão. O fator de experiência tem peso grande e ajuda o cliente a escolher você e não o concorrente.

02) Você é percebido como referência

Um experiência melhor na hora da compra contribui para que o cliente te perceba como referência técnica sobre o seu produto e sobre o mercado. Isto transmite confiança de que você domina completamente aquele serviço ou produto, e que o cliente pode confiar na qualidade daquilo que está vendendo. Quando você oferece uma experiência especial ao cliente, você se conecta a ele no ponto de vista humano, cria conexão e consequentemente admiração,seja, o cliente se conecta com o funcionário e não com a empresa apenas.

03) A venda pode acontecer mais rápido, e isto custa menos

Quando a experiência de compra é analisada e melhorada, você consegue encantar e capturar o cliente de forma mais assertiva, em menos tempo, pois o cliente que está pré disposto a comprar irá tomar sua decisão mais rápido, sem fazer pesquisas em outros lugares ou então repensar sua decisão de comprar e se realmente tem aquela necessidade.Quando a experiência é boa, o cliente se envolve e se entretém com a experiência, o que acaba fazendo com que ele concentre sua atenção naquele momento apenas e nos benefícios que aquela compra irá trazer. Ser assertivo na experiência ao cliente também economiza os seus recursos, que irão gastar a maior parte de seu tempo com vendas bem sucedidas.

4) Seus funcionários trabalham mais felizes e isto também custa menos

Quando o funcionário sabe e vê que trabalha em uma empresa que dá ao seus clientes uma experiência de compras boa que chega a tocar o cliente no nível humano, motiva os funcionários pois eles percebem que a empresa que trabalha tem valores e comprometimento com o cliente. Isto deixa os profissionais mais felizes e tranquilos pois vão sentir que os mesmos valores também serão transmitidos para eles. Além disso, no momento de entrega dessa experiência ao cliente os funcionários também se conectam com os clientes no nível humano, o que traz satisfação e faz com que os funcionários sintam-se diretamente responsáveis pela satisfação do cliente e pela percepção que eles tem sobre a empresa.

5) O cliente lembra de você com mais facilidade na hora de comprar ou recomendar

Qualquer pessoa vai lembrar com mais facilidade de alguém ou um lugar que lhe causou um bom sentimento ou que está relacionado a uma memória boa. Portanto, uma boa experiência de seu cliente irá fazer com que ele se lembre de sua empresa na hora que ele tiver uma necessidade de produto ou serviço, e também irá lhe recomendar para conhecidos que precisam de algo que sua empresa pode oferecer. Todos sabemos que a propaganda boca a boca ainda é a mais eficiente pois além de comunicar sobre o produto, passa confiança e credibilidade. Isto significa aumento de vendas sem necessariamente maior gasto com propaganda.

Gostaria de aplicar isto em sua empresa? Conte-nos sobre sua situação e um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *